loader image
José Eli da Veiga

Filtrar por mês e ano:

O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra

Estaria a humanidade comprometendo a biosfera do planeta Terra de maneira irreversível? Muitos cientistas procuram demonstrar que já vivemos em um novo período geológico: o Antropoceno, em que o homem passou a ser o principal vetor de mudanças biogeoquímicas no planeta.

Amor à Ciência: Ensaios sobre o materialismo darwiniano

A ideia central de Amor à ciência: ensaios sobre o materialismo darwiniano é que não pode haver materialismo científico que não seja, antes de tudo, darwiniano. Para justificar tal afirmação, a obra apresenta uma visão panorâmica da crescente utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, passando por quase todas as ciências sociais.

GAIA de mito a ciência

Seríamos apenas “células” dentro deste superorganismo, a Terra, que tem como propósito nos manter vivos para que ela, por sua vez, se mantenha viva?

Energia Eólica

Energia eólica apresenta ao leitor pontos de vista esclarecedores sobre a discussão em torno do uso de eletricidade gerada a partir dos ventos. No plano mundial, esta é uma questão que se insere em tema maior: o da transição energética em direção ao baixo carbono.

Mundo em Transe

Do aquecimento global ao ecodesenvolvimento, Mundo em Transe é um livro de reflexão, de fácil leitura, mas nem por isso menos profundo. Se há informação sobre tendências e pressões políticas, há igualmente exposição sobre os estudos que embasam as posições divergentes.

A emergência socioambiental

A rápida evolução por que passou, nas últimas décadas, a reflexão sobre os problemas relacionados ao meio ambiente é analisada aqui por José Eli da Veiga. Do desprezo de medidas de controle da poluição atmosférica ao estudo pormenorizado da relação entre meio ambiente e desenvolvimento sustentável em curso hoje, a mudança de perspectiva foi grande, mas a necessidade de ampliar ainda mais o grau de consciência e responsabilidade sobre o tema ainda perdura.

Meio ambiente & desenvolvimento

Meio ambiente & desenvolvimento investiga a compatibilidade entre desenvolvimento humano e crescimento econômico. Será mesmo possível conciliar essas duas metas? Será mesmo verdade que o desenvolvimento pode ser ambientalmente sustentável?

Desenvolvimento Sustentável, o desafio do século XXI

Desenvolvimento Sustentável, o desafio do século XXI procura esmiuçar o que realmente traz de novo a ideia do desenvolvimento sustentável. Ao contrário de tomá-la como um “conceito”, como tem sido o senso comum, o autor a considera um enigma que pode ser dissecado, mesmo que ainda não resolvido.

Desenvolvimento sustentável, que bicho é esse?

“Desenvolvimento sustentável, que bicho é esse? Aborda algumas das grandes questões da ciência na atualidade sem palavras difíceis, jargões, ou aquele tom rançoso de alguns livros didáticos que se esmeram em apresentar um problema para em seguida revelar gloriosamente a solução.

Aquecimento global: frias contendas científicas

Aquecimento global: frias contendas científicas introduz o leitor, de maneira clara e consistente, nas duas correntes científicas de pensamento sobre tema controverso, procurando também apontar as melhores contribuições de cada uma delas.

Transgênicos: sementes da discórdia

A produção de transgênicos, ou organismos geneticamente modificados (OGMs), suscita uma discussão que envolve, entre outros aspectos, a balança comercial de países exportadores de produtos agrícolas, a questão da fome no mundo e a saúde pública.

O Desenvolvimento Agrícola: 2°ed.

Este livro reúne um conjunto de informações absolutamente necessário a todos os que desejam entender o papel da agricultura no desenvolvimento da sociedade capitalista.

Metamorfoses da política agrícola dos Estados Unidos

Qualquer avaliação sobre o desempenho da agricultura do Primeiro Mundo mostra que ela garantiu à sua população um inédito grau de segurança alimentar. Amplos contingentes de desvalidos da América do Norte, Europa e Leste Asiático tiveram acesso a uma verdadeira abundância alimentar.

Filtrar por mês e ano: